FAQ – Assessoria Personalizada IBPTAX

Após a ativação da assessoria personalizada da IBPTax, é necessário o cadastramento do certificado A1 e-cnpj na ferramenta para viabilizar a captura de 100% de suas NF-e e CT-e emitidas contra o seu CNPJ.

Após o cadastramento do certificado A1, o sistema inicia a captura dos documentos dos últimos 15 (quinze) dias no Portal Nacional de maneira padrão. Para recuperação dos documentos de períodos superiores, consulte nossos especialistas sobre esse serviço adicional.

A captura padrão da IBPTax funciona pelo processo de download no Webservice da Receita Federal, garantindo assim, a captura de 100% dos documentos emitidos contra seu CNPJ. Além disso, a IBPTax ainda possibilita a captura através dos seguintes mecanismos:

E-mail: O sistema monitora sua caixa de e-mails;
Manifestação: Uma vez apresentada a manifestação por qualquer outro recurso
extra IBPTax;
Upload: Envio manual dos documentos já em poder da organização;
Integração: via webservice e/ou ERP.

Não. É exatamente esse o diferencial da ferramenta – a captura dos documentos sem gerar a necessidade de manifestação do destinatário.

Sim. A IBPTax realiza a validação tanto dos seus documentos fiscais recebidos, quanto dos emitidos, indicando um Status para cada tipo de validação e apresentando uma crítica, sendo as principais: a verificação de integridade do XML, o status do documento junto ao fisco, situação cadastral do CNPJ do fornecedor perante a RFB e Secretaria de Fazenda Estadual, Status da manifestação do destinatário e validação tributária avançada (escopo adicional).

Sim. O sistema apresenta todos os eventos que impactam o documento fiscal como o cancelamento, por exemplo. Essa sinalização é realizada tanto por meio de alertas enviados ao e-mail do usuário quanto nas colunas de status “Governo” e “Eventos”.

Sim. A IBPTax integra com diversos ERPs de mercado, tais como SAP, Totvs entre outros. Esse serviço de integração é realizado via parceiro.

Sim. A IBPTax reúne os XMLs complementares do documento fiscal como as cartas de correção, por exemplo.

Sim. Há várias possibilidades de geração de relatórios, tais como:

  • Dashboards com visões de relatório pré-definidas ou customizáveis;
  • Extração dos dados de XML: Possibilita extrair todos os campos do XML,
    de modo a gerar relatórios a partir de qualquer informação que contenha no
    XML;
  • Cruzamento dos XML com EFD ICMS IPI, de modo a apontar quais
    documentos foram escriturados ou não, documentos que estão escriturados,
    mas não possuem XML, divergência nos valores entre outros;
  • Cruzamento dos pedidos versus as NFe, de modo a analisar se existem
    divergências;
  • Estatísticas de recebimento dos documentos capturados.

Não há limite de cadastramento de estabelecimentos e usuários.

Assessoria Personalizada

Acompanhar as alterações, entender as mudanças na legislação e atualizar os sistemas são as maiores dificuldades das empresas.

Pensando nisso, o IBPTax quer oferecer uma assessoria personalizada para sua empresa e um software de acompanhamento das NFs e confrontação das notas fiscais com o Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

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